Hoje vamos conhecer uma metodologia que tem se mostrado muito eficiente na musculação. Trata-se de um sistema de treino extremamente hardcore, que busca através de seus princípios a extensão da fáscia muscular.
A fáscia muscular é um tecido que envolve os músculos, geralmente grossos. Quanto mais fina é a fáscia muscular, mais fácil de se conseguir ganho de massa muscular e também uma aparência de “fibrado”. Uma única pessoa pode ter diferentes tipos de fáscia muscular, que dependem da região corporal. Por exemplo: você pode ter uma fáscia fina na região do bíceps, mas em compensação tem uma fáscia grossa nas panturrilhas. Isso varia de uma pessoa para outra.
Hany Rambod, um ex fisiculturista, que hoje é treinador de ninguém mais do que Jay Cutler e Phill Heath, após anos de estudo e experiências, desenvolveu um método de treinamento que tem se mostrado realmente muito eficaz para hipertrofia.
O FST 7 é uma metodologia de treinamento extremamente avançada, que não deve ser usada por iniciantes, pois pode provocar lesões em corpos menos adaptados. Este sistema de treinamento consiste na busca do alongamento da fáscia, tornando-a mais fina e consequentemente propiciando um melhor ambiente para o anabolismo muscular.
O treinamento
Consiste em você aplicar no final do treino de certo grupo muscular, uma super série contendo 7 séries de 8 a 12 repetições em um exercício isolado e com um descanso extremamente disciplinado de até 30 segundos entre as séries. Por exemplo, você realiza normalmente o treino utilizando exercícios compostos como o agachamento, e termina aplicando a técnica na máquina extensora, que é um exercício isolador. É também utilizado entre as séries um alongamento da musculatura trabalhada, buscando desta forma esticar ainda mais a fáscia muscular. O alongamento deve ser leve, de até 10 segundos, porém focado.Expansão da Fáscia
Rambod concluiu que as maneiras eficientes de extensão da fáscia são através do pump e alongamento. O Pump traz o máximo de sangue para dentro da musculatura trabalhada, inchando o músculo o máximo possível, contribuindo para o esticamento da fáscia. O alongamento entre as séries foi outra opção encontrada por Rany para aumentar ainda mais a eficiência no alongamento da fáscia.Alimentação, descanso e suplementação: como citado no artigo, o FST-7 é uma técnica avançada e hardcore, então, se você não leva estes itens naturalmente com disciplina e consistência, passe longe do FST-7. Você vai precisar de recuperação e nutrientes adequados, mais do que o normal.
Conclusão
este sistema de treino consiste basicamente na teoria de que afinando e esticando sua fáscia muscular, torna-se muito mais eficiente conseguir hipertrofia e atingir fibras brancas e vermelhas, deve ser feito por experientes na musculação atentando-se ao tempo de descanso entre as séries e alongamento da musculatura nos intervalos.Bons treinos!
Texto por: Vinicius Tonioli